Entre em Contato
Curso de aperfeiçoamento – EaD: “Metabolismo e obesidade: uma abordagem fisiológica para hábitos saudáveis”

CURSO DE APERFEIÇOAMENTO – EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA (EaD): “METABOLISMO E OBESIDADE: UMA ABORDAGEM FISIOLÓGICA PARA HÁBITOS SAUDÁVEIS”

 


SOBRE O CURSO

 

O objetivo deste programa de atualização é fornecer conhecimentos atualizados sobre o metabolismo energético humano, incluindo os mecanismos hormonais reguladores, para professores e outros agentes da educação nas áreas de Ciências Naturais, Biologia, Biomédicas, Ciências e Educação Física. O curso busca também abordar a interação entre obesidade, distúrbios metabólicos e microbiota intestinal, oferecendo uma visão mais ampla e integrada desses temas. O programa visa capacitar os participantes a transmitirem informações atualizadas e precisas aos seus alunos, melhorando a qualidade do ensino nessas áreas.


PÚBLICO ALVO

 

Professores e demais agentes da educação em escolas públicas e privadas das áreas de Ciências Naturais, Biologia, Biomédicas, Ciências e Educação Física

 

ORGANIZAÇÃO DO CURSO

 

  • Curso gratuito
  • Carga horária total: 180h
  • Vagas oferecidas: 400 vagas
  • Início das aulas virtuais: 17/08/2023
  • Certificado de aprovação nos critérios de certificação fornecido pela Universidade de São Paulo (USP)

 

PRINCIPAIS TÓPICOS ABORDADOS

 

  • Digestão e absorção de carboidratos, lipídios e proteínas;
  • Micronutrientes e a regulação metabólica com a alimentação;
  • Doenças cardio-metabólicas;
  • Atividade física, alimentos funcionais e compostos bioativos na prevenção da obesidade e outras doenças crônicas não transmissíveis;
  • Epigenética e obesidade, microbioma humano e microbiota intestinal;
  • Metabolismo energético ao longo da vida.

 

METODOLOGIA

 

  1. Conteúdo: O curso é dividido em 6 módulos com videoaulas correspondentes aos temas especificados no cronograma. Além disso, são disponibilizados textos de apoio em formato PDF.
  2. Teste de avaliação: Cada módulo é acompanhado por um teste de avaliação individual, composto por 5 a 10 questões de múltipla escolha. Esse teste permite a autoavaliação do aprendizado e contribui para a avaliação de desempenho dos participantes.
  3. Acesso às videoaulas: As videoaulas de cada módulo são liberadas a cada 2 semanas e permanecem disponíveis até o final do curso. Os participantes podem acessar as aulas através do Sistema Moodle do Stoa/USP.
  4. Atividade final síncrona em grupos: Será realizada uma atividade final em grupos, que inclui a organização de um planejamento de aula com base nos temas abordados no curso. Essa atividade ocorrerá pela plataforma Zoom, com o apoio da equipe do Biocientista Mirim.
  5. Uso de REAs: O curso aborda o uso de Recursos Educacionais Abertos (REAs) em sala de aula. Os participantes receberão apoio dos desenvolvedores e colegas do ICMC/USP nesse aspecto.
  6. Questionário de avaliação geral: No final da atividade final em grupo, será disponibilizado um questionário de avaliação geral do curso, denominado Fórum. Os participantes terão um final de semana para completar o questionário.

Essa metodologia visa proporcionar uma experiência de aprendizado estruturada, com acesso gradual ao conteúdo, avaliação individual, atividades práticas em grupo e oportunidade de fornecer feedback sobre o curso.

 

INSCRIÇÕES

Preenchimento do formulário: https://forms.gle/p4AuBzDQYaKFVJ8w5

Critérios de Seleção e desempate: ordem de inscrição

Contato: fisioead@icb.usp.br

 

Para obter informações detalhadas sobre o conteúdo, métodos de avaliação, metodologia e cronograma, convidamos você a acessar o flyer disponível através deste link:  Curso de Inverno – PDF informativo