XV Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular

02 a 05 de Fevereiro de 2011

Caros Colegas,

A partir de uma idéia conjunta de dois laboratórios dos Departamentos de Fisiologia da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (FMRP/USP) e da Escola Paulista de Medicina (UNIFESP) foi realizado em 1996, na cidade de Ribeirão Preto, o “I MINI-SIMPÓSIO DE FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR” com a finalidade de discutir conjuntamente os avanços científicos em fisiologia cardiovascular.

A partir de então outros grupos de pesquisadores interessados nesta área de conhecimento começaram a participar deste evento e o mesmo passou a ser realizado anualmente, com muito êxito, em diferentes cidades do território nacional. Dentre elas: Ouro Preto (MG), Vitória (ES), São Paulo (SP), Uberaba (MG), Araraquara (SP) e Belo Horizonte (MG). Com constante sucesso e com uma adesão cada vez maior de participantes, este evento passou a ser denominado de SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR.

No ano de 2011 acontecerá a 15ª edição deste evento, cuja característica principal é a priorização das apresentações orais, ou na forma de painéis, de pós-graduandos ou de alunos de iniciação científica. Os docentes, por outro lado, são coordenadores de sessão e debatedores dos trabalhos apresentados, muito embora, para nossa satisfação, um número crescente de alunos tem participado ativamente das discussões dos trabalhos.

O XV Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular será realizado no período de 02 a 05 de fevereiro de 2011 pelo núcleo científico, desta área de conhecimento, do Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas, Universidade de São Paulo. Esperamos manter neste evento a mesma qualidade dos simpósios anteriores e incentivar cada vez mais a discussão científica na área de Fisiologia Cardiovascular.

Atenciosamente,

PROGRAMA CIENTÍFICO
PROGRAMA ESQUEMÁTICO

Quarta 02/02/2011
19:00 às 20:00 h Conferência de Abertura: “DESAFIOS ATUAIS DA FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR” proferida pelo Prof. Dr. Eduardo M. Krieger (INCOR/USP)
20:00 às 22:00 h Coquetel e apresentação de painéis

Quinta 03/02/2011
10:30 às 12:00 h Apresentações orais
12:00 às 14:00 h almoço
14:00 às 15:30 h Apresentações orais
15:30 às 16:00 h Coffee break
16:00 às 18:00 h Apresentação de painéis

Sexta 04/02/2011
10:30 às 12:00 h Apresentações orais
12:00 às 14:00 h almoço
14:00 às 15:30 h Apresentações orais
15:30 às 16:00 h Coffee break
16:00 às 18:00 h Apresentação de painéis

Sábado 05/02/2011
10:00 às 10:30 h Coffee break
10:30 às 11:30 h Colóquio: “Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular: de onde viemos, onde estamos e para onde iremos” com os Profs. Benedito H. Machado e Sérgio L. Cravo
11:30 às 12:00 h Cerimônia de Encerramento

Inscrição:

Orientações Gerais

1) Período de envio do resumo: 01 de outubro até 14 de novembro de 2010.

2) O envio do resumo representa um compromisso do(s) autor(es) em apresentar o trabalho, se aceito, durante o Simpósio. Na eventual ausência do primeiro autor do trabalho que deverá ser o apresentador, um dos co-autores se responsabilizará pela apresentação oral ou painel.

3) Os resumos deverão ser elaborados em português, com o número máximo de 2000 caracteres (contando espaços) e utilizando a fonte Arial 12. Para caracteres especiais, utilize a função inserir símbolo do latim básico.

4) Todos os resumos serão analisados pela Comissão Científica do XV Simpósio Brasileiro de Fisiologia Cardiovascular. Compete aos membros da Comissão o direito de selecionar e avaliar os trabalhos a serem apresentados (na forma oral ou de painel), recusando aqueles que não estiverem de acordo com as normas do Simpósio.

5) Por favor, organize o resumo de acordo com o modelo a seguir:

MODELO DE RESUMO A SER APRESENTADO NO XV SIMPÓSIO BRASILEIRO DE FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR. 1Xavier, F.E., 2Rossoni, L.V., 1Departamento de Fisiologia e Farmacologia-UFPE, Recife-PE; 2 Departamento de Fisiologia e Biofísica-USP, São Paulo/SP.

Incluir os fundamentos teóricos e os objetivos do trabalho. Caso sejam necessárias, as citações bibliográficas devem seguir o exemplo: Am J Physiol Regul Integr Comp Physiol 82; 2049, 2008. Inserir métodos e resultados indicando unidades de medida, medidas de variância e testes estatísticos utilizados. Finalizar o resumo com as conclusões embasadas nos resultados apresentados.

Apoio Financeiro: Mencionado separadamente.

6) Módulos Temáticos: os resumos deverão ser classificados nos seguintes módulos:

1. Controle Neural da Circulação

2. Controle Periférico da Circulação

3. Regulação do Equilíbrio Hidroeletrolítico

4. Controle Cardiorrespiratório

Local do Evento: Toda programação do XV SBFCV acontecerá no anfiteatro “Altino Augusto de Azevedo Antunes”, da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da USP.Endereço: Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da Universidade de São Paulo – Av. Prof. Dr. Orlando Marques de Paiva, 87 CEP 05508 270 – Cidade Universitária – São Paulo/SP – BrasilA – FACULDADE DE MEDICINA VETERINÁRIA – ANFITEATRO ALTINO ANTUNES – R. Prof. Orlando Marques de Paiva, 87  – Butantã – São Paulo

B – SPOTLIGHT HOTEL – Av. Jaguaré, 1664 – Jaguaré -São Paulo.

Mapa da Universidade de São Paulo

Itinerários dos ônibus municipais

Turismo em São Paulo

Hospedagem

Todos os participantes do XV SBFCV que vierem de fora da grande São Paulo já possuem uma pré-reserva no Spotlight Hotel Pinheiros (Av. Jaguaré, 1664 – São Paulo).

Basta chegar à recepção do hotel e apresentar um documento dizendo que participará do SBFCV.

O Hotel estará à disposição dos participantes a partir das 14h do dia 02 (quarta-feira, check in) até as 12h do dia 05/02/2011 (sábado, check out).

A organização do evento subsidiará uma diária para cada participante e desconto nas demais. Além disso, disponibilizaremos transporte do hotel até o local do evento.

Lisete Compagno Michelini
Luciana Venturini Rossoni