VII Curso de Inverno – 2011

Fisiologia: do Cotidiano ao Extremo

18 a 22 de julho de 2011

Introdução

Todos os dias você acorda, se alimenta, eventualmente faz exercício físico, vai trabalhar ou estudar e dorme. Então chegam as férias ou o fim-de-semana e você resolve passear um pouco, ir para a praia, para uma região serrana, ou para aqueles que gostam de esportes mais radicais, mergulho ou escalada. Durante toda a nossa vida, essas tarefas são realizadas quase que automaticamente e nós não paramos para pensar na quantidade de ajustes que o nosso corpo precisa fazer para que essas atividades sejam realizadas de maneira eficiente. O que acontece com nosso organismo quando nos alimentamos? Quando corremos? Quando estamos naqueles dias bem quentes? E frios? Ou como o nosso corpo se adapta quando viajamos para um lugar de altitudes elevadas? Essas são algumas das questões que o Curso de Inverno “Fisiologia: do cotidiano ao extremo” do ICB-USP irá responder neste ano. O Curso de Inverno é oferecido para professores durante suas férias em julho. Esta ideia surgiu em discussões entre os pós-graduandos deste Departamento e o Prof. Bayardo Baptista Torres (idealizador de um curso semelhante oferecido no Instituto de Química), considerando a necessidade de atualização desses profissionais em temas fisiológicos relevantes.

Esta já é a 7ª versão do curso, que vem sendo avaliado positivamente tanto pelos organizadores e colaboradores quanto por seus participantes. Este fato nos incentivou a continuar oferecendo o curso, aproveitando as experiências e críticas recebidas nas versões anteriores para aprimorá-lo cada vez mais. Desde 2009, o curso é oferecido não somente aos professores de Biologia, mas também aos de Educação Física. Este ano o tema escolhido aborda as respostas do organismo frente a diferentes situações do cotidiano e às atividades de esforço extremo. Acreditamos que este tema responderá diversas questões feitas por alunos em sala de aula tornando-se assim muito interessante para o público alvo do curso.

Público-alvo: Professores de Biologia e Educação Física

Período do Curso – do dia 18 ao dia 22 de julho de 2011

– Possibilitar aos professores o contato com temas atuais abordados do ponto de vista fisiológico. Nesta edição, o tema será Fisiologia: do cotidiano ao extremo.

– Promover o contato desses professores com laboratórios e linhas de pesquisa do Departamento, conhecendo as mais modernas técnicas laboratoriais.

– Possibilitar a esses professores o contato com a instituição pública e o usufruto desta, de modo que isso se reflita em futuros desempenhos didáticos.

– Complementar a formação acadêmica dos alunos de pós-graduação.

– Promover a integração entre pós-graduandos e docentes do Departamento.

Estrutura Básica

Aulas teóricas

Serão ministradas aulas teóricas, sendo oferecida aos alunos uma visão integrada de algumas áreas do conhecimento, relacionados com o tema escolhido.

Aulas práticas

Serão ministradas aulas práticas que reforçarão a aprendizagem sobre os assuntos ministrados em aulas teóricas.

Visitas aos laboratórios do Departamento de Fisiologia e Biofísica.

Discussão

Serão organizadas discussões com temas relacionados às situações cotidianas e extremas. Estas discussões serão utilizadas como forma de avaliação do curso, sendo que os alunos deverão entregar por escrito suas conclusões sobre as discussões.

Inscrições Encerradas

6) Kátia Maria Domingos da Silva Penna

Período e Local

De 18 a 22 de Julho de 2011

Atividades das 8:30h às 12h e das 13:30h às 18h.

Instituto de Ciências Biomédicas I

Cidade Universitária, Butantã

CEP 05508-000 – São Paulo – SP

Fone: (11) 3091 7976 – Fax: (11) 3091 7285