VI – Curso de Inverno – 2010

Fisiologia da Reprodução Humana do Comportamento ao Desenvolvimento

De 12 a 16 julho de 2010

Introdução

A idéia de um curso de férias para professores do ensino médio surgiu em discussões entre os pós-graduandos deste Departamento e o Prof. Bayardo Baptista Torres (idealizador de um curso semelhante oferecido no Instituto de Química), considerando a necessidade de atualização desses profissionais em temas fisiológicos relevantes. Esta já é a 6ª versão do curso, que vem sendo avaliado positivamente tanto pelos organizadores e colaboradores quanto por seus participantes. Este fato nos incentivou a continuar oferecendo o curso, aproveitando as experiências e críticas recebidas nas versões anteriores para aprimorá-lo cada vez mais. Desde o ano passado, o curso é oferecido não somente aos professores de Biologia, mas também de Educação Física. O tema abordado nas últimas versões do curso trata-se de algo importante na saúde pública e muito presente no cotidiano dos professores em sala de aula: a reprodução humana.

Público-alvo: Professores de Biologia e Educação Física

Período do Curso – do dia 12 ao dia 16 de julho de 2010

-Possibilitar aos professores o contato com temas atuais, abordados do ponto de vista fisiológico. Nesta edição o tema central será Fisiologia da reprodução humana do comportamento ao desenvolvimento.
-Promover o contato desses professores com laboratórios e linhas de pesquisa do Departamento, conhecendo as mais modernas técnicas laboratoriais.
-Possibilitar a esses professores o contato com a instituição pública e o usufruto desta, de modo que isso se reflita em futuros desempenhos didáticos.
-Complementar a formação acadêmica dos alunos de pós-graduação.
-Promover a integração entre pós-graduandos e docentes do Departamento.

Estrutura Básica

Aulas teóricas

Serão ministradas aulas teóricas, sendo oferecida aos alunos uma visão integrada de algumas áreas do conhecimento, relacionados com o tema escolhido.

Aulas práticas

Serão ministradas aulas práticas que reforçarão a aprendizagem sobre os assuntos ministrados em aulas teóricas.

Atividades lúdicas

Serão ministradas aulas lúdicas, como jogos entre outras, tratando sobre assuntos pertinentes ao tema geral, com o intuito de promover a participação direta dos alunos nas aulas e ainda como forma de sugestão para as suas atividades didáticas com seus alunos da rede pública.

Visitas aos laboratórios do Departamento de Fisiologia e Biofísica.

Discussão

Serão organizadas duas discussões com temas relacionados à reprodução. Estas discussões serão utilizadas como forma de avaliação do curso, sendo que os alunos deverão entregar por escrito suas conclusões sobre as discussões.

Inscrições Encerradas

Tamires Crispim

Thiago Terres

Wellyngton dos Santos

Os selecionados que não puderem participar do curso por favor entre em contato, via e-mail ou telefone o quanto antes.

Secretaria e Informações

Secretaria do Departamento de Fisiologia e Biofísica – ICB-1
Curso de Inverno 2010 – A/C: Leila Affini
Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, 2º andar – sala 219-B
Cidade Universitária, CEP 05508-000 – São Paulo – SP
Fone: (11) 3091 7976 – Fax: (11) 3091 7285
Dúvidas e sugestões: Leila Affini ( laffini@icb.usp.br )

Lista de Espera

1-Aline de Araujo Raymundo

2-Sibelle Mondillo

3-Norma Tabal Silva

4-André Luiz Silveira

5-Sidney dos Santos

6-Ana Paula de Oliveira

7-Danila Baratela Dias

8-William Oliveira

9-Juliana Oliveira

10-Tadheo Santos

11-Edileide Bezerra de Carvalho

Período e Local

De 12 a 16 de Julho de 2010.

Atividades das 8:00h às 12h e das 13:30h às 17h.

Instituto de Ciências Biomédicas I

Sebastião Donato Silva Junior

Thaís Tessari Zampieri

Vivian Almeida Paschoal