IV Curso de Verão – 2006

De 16 a 27 de janeiro de 2006

APRESENTAÇÃO

O Curso de Verão do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB/USP será oferecido em janeiro de 2006, tendo como essência uma abordagem prática e de investigação de tópicos relevantes da Fisiologia Humana.

Por meio do esforço conjunto de vários pós-graduandos, o Curso de Verão de Fisiologia do ICB/USP foi realizado em 2003, 2004 e 2005 com grande evolução na organização, estrutura, conteúdo e número de integrantes. Dessa forma, o saldo desse trabalho foi bastante positivo, o que nos levou a propor sua reedição, com algumas modificações, em 2006.

O curso contará com aulas práticas e teóricas. A abordagem prática servirá como base para a discussão das teorias relativas aos fenômenos fisiológicos observados. Pretende-se também fornecer aos alunos uma visão integrada da Fisiologia entre seus diversos sistemas.

Haverá visitação dos alunos participantes aos laboratórios do Departamento de Fisiologia e Biofísica. Consideramos ser esta uma oportunidade para os alunos conhecerem as linhas de pesquisa desenvolvidas em nosso departamento.

Os Pós-graduandos do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB/USP agradecem sua visita ao site!

A Comissão Organizadora

HISTÓRICO

A idéia de um Curso de Férias no Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB/USP, a exemplo o Curso de Verão que acontece no Departamento de Fisiologia da FMRP, surgiu no âmbito das discussões entre nós, pós-graduandos, acerca da qualidade da nossa formação acadêmica bem como da dos graduandos que almejam ingressar em programas de pós-graduação.

As atividades de pesquisa têm crescido muito nas instituições de ensino superior brasileiras. Este crescimento, embora benéfico, tem freqüentemente sacrificado as atividades de docência. Conseqüentemente, o pouco tempo dedicado à graduação pelos docentes impossibilita a busca de melhores métodos pedagógicos para sistematização de conteúdo e transferência do conhecimento aos alunos de graduação, o que tem resultado em lacunas em nossa formação universitária.

A implementação deste Curso de Verão em nosso Departamento é uma forma de contribuir para a diminuição dessas lacunas oferecendo a graduandos um mergulho nos conceitos básicos da Fisiologia e ao mesmo tempo um aprofundamento nos conteúdos. Também estaremos propiciando a estes alunos a oportunidade de contato com pesquisadores de um dos maiores centros de pesquisa da América Latina. Os pós-graduandos, por sua vez, serão beneficiados pela oportunidade de fazer uma reciclagem no conteúdo da Fisiologia e pelo exercício da prática pedagógica, seja na sistematização das aulas, seja no contato com os alunos participantes.

Atenciosamente,
Comissão do Curso de Verão 2006.

ORGANIZAÇÃOSECRETARIA E COMISSÃO ORGANIZADORA
O Histórico deverá ser enviado para:
Secretaria do Departamento de Fisiologia e Biofísica – ICB 1
Curso de Verão 2006- A/C: Patrícia Ramalho Santos
Av. Prof. Lineu Prestes, 1524, 2º Andar, sala 219, Bairro Cidade Universitária, CEP 05508-000 – São Paulo – SP FAX: 3091 7285.
Dúvidas e sugestões: Patrícia Ramalho Santos: cverao@icb.usp.br, FONE: (11) 3091 7239

Érica Lia Brunetto
Luiz Camêlo Pessôa Filho
Flávio Back