I Curso de Verão – 2003

De 20/01 a 07/02/2003 – ICB1 – USP

O Curso de Verão do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB/USP será oferecido em janeiro de 2004, tendo como essência uma abordagem prática e de investigação de tópicos relevantes da Fisiologia.

O Curso será realizado de 26 de janeiro a 06 de fevereiro de 2004, com carga total de 80 horas. A primeira semana e os dois primeiros dias da segunda semana serão preenchidos com aulas práticas e teóricas (8 horas aula por dia). A abordagem prática servirá como mote para a discussão da teoria subjacente aos fenômenos fisiológicos observados. Pretende-se também fornecer aos alunos uma visão integrada da Fisiologia entre seus diversos sistemas.

Os três últimos dias serão utilizados para a visitação dos alunos participantes aos laboratórios do Departamento de fisiologia e Biofísica ofereceremos a cada participante estágio em um dos nossos laboratórios. O objetivo é propiciar ao aluno o contato com procedimentos experimentais utilizados no desenvolvimento das linhas de pesquisa de cada laboratório. Consideramos ser esta uma oportunidade para os graduandos que têm pretensões de ingressar na pós-graduação, de conhecerem as linhas de pesquisa desenvolvidas em nosso departamento.

Os Pós-graduandos do Departamento de Fisiologia do ICB/USP agradecem sua visita ao site.

A Comissão Organizadora

Público alvo e pré-requisitos:

Alunos de graduação ou recém graduados com interesse em Fisiologia Humana. Serão oferecidas 20 vagas.

Pré-requisitos: ter cursado a disciplina de Fisiologia ou equivalente em Universidade com curso reconhecido pelo MEC;

Processo seletivo: análise de carta de interesse, do curriculum vitae (resumido) e do histórico escolar;

As inscrições encerram-se dia 18 de dezembro de 2003 e os resultados serão divulgados no dia 22 de dezembro de 2003, através de e-mail, aos alunos selecionados.

Conteúdo Programático:

Aulas teórico-práticas (10 dias de aula): dia 20/01/03 até 31/01/03, período integral

Serão ministradas aulas teóricas e práticas nas diversas áreas da Fisiologia de forma que os conceitos fundamentais sejam contextualizados historicamente.

Considerando as linhas de pesquisa existentes no Departamento serão ministradas aulas nos seguintes assuntos: Biofísica, Cronobiologia, Fisiologia Cardiovascular, Fisiologia Celular, Fisiologia Endócrina,Fisiologia Renal, Fisiologia Digestiva, Neurofisiologia.

Estágio supervisionado: (5 dias de estágio): dia 03/02/03 até 07/02/03, período integral

Os participantes farão um estágio supervisionado em um dos laboratórios do Departamento. O estagiário deverá ser envolvido nas atividades do laboratório e receber suporte científico e técnico adequado sobre o desenvolvimento da linha de pesquisa do laboratório;

Os documentos deverão ser enviados para:

Secretaria do Departamento de Fisiologia e Biofísica – ICB 1
Curso de Verão 2004- A/C: Patrícia Ramalho Santos