I Curso de Inverno – 2005

De 18 a 22 de Julho de 2005

A idéia de um Curso de Inverno para professores do ensino médio surgiu em discussões entre pós-graduandos deste Departamento e o Prof. Bayardo Baptista (idealizador de um curso semelhante oferecido no Instituto de Química), considerando a necessidade de atualização desses profissionais em temas fisiológicos relevantes. O tema escolhido, “Alimentação: do hábito à célula”, pretende refletir a competência deste Departamento no assunto e levar à comunidade parte do conhecimento nele gerado, cumprindo assim uma das vocações, que cabe à instituição pública desempenhar.

1. Possibilitar a professores do ensino médio o contato com temas atuais abordados do ponto de vista fisiológico.
  2. Promover o contato desses profesores com laboratórios e linhas de pesquisa do Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB/USP
  3. Possibilitar aos professores o contato com a instituição pública e usufruto desta, de modo que isso se reflita em futuros desempenhos didáticos.

Público Alvo:

Professores de biologia do ensino médio público do município de São Paulo.

Serão oferecidas 25 vagas.

Estrutura básica do curso

Aulas teóricas:

Serão ministradas aulas teóricas, sendo oferecidas aos alunos uma visão integrada de algumas áreas do conhecimento relacionados com a alimentação.

Trabalho em grupo:

Será realizado trabalho em grupo para a preparação de projetos a serem desenvolvidos em sala de aula, que permitirá o melhor entendimento das informações teóricas ministradas e facilitará o futuro exercício profissional desses professores.

Visita:

Visita aos laboratórios do Departamento de Fisiologia e Biofísica, à biblioteca do ICB e ao Museu de Arte Contemporânea da USP.

Período do Curso:

de 18 à 22 de julho de 2005 – atividades : das 8:00-12:00 h e das 14:00-17:00 h