Curso de Inverno – 2017 – EaD

O propósito do curso é proporcionar aos professores do ensino médio conhecimentos atualizados sobre o metabolismo de humanos no geral e calórico em particular.

O curso deverá equipar o professor de ensino médio com o conhecimento científico que lhe permitirá responder com fundamento às questões propostas pelo jovem, e influenciá-lo, através do conhecimento, na orientação dos seus hábitos alimentares.

O curso será ministrado a distância e estará sediado no Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

Ensino a Distância

A tecnologia deverá permitir que um número maior de inscritos possa se beneficiar do conhecimento que constitui o conteúdo do curso.

Material informativo acessível é constituído de textos produzidos pelos ministrantes das aulas filmadas, questões para auto avaliação ao término de cada aula e atividades tutoriais em que os proponentes estarão à disposição dos inscritos.

Conteúdo do Curso

Período:

Aulas virtuais – 04/09/17 a 09/10/17
Avaliação presencial – 21/10 ou 28/10/17

Aula 1
Balanço Energético aplicado ao estudo do metabolismo
Aula 2
Digestão e absorção: distribuição periférica (carboidrato/lipídeos/proteína)
Aula 3
Glicogênio, Triglicerídeos, Proteínas, Vias glicolítica, gliconeogênense, cetogênese, desaminação
Aula 4
Jejum, Alimentado, Exercício, Restrição calórica, Suplementação
Aula 5
Doenças metabólicas: Diabetes Mellitus , Obesidade (inflamação), Colesterol (bom/ruim)
Aula 6
Microbiota e metabolismo, Epigenética: genótipo x fenótipo, Dietas, Cirurgia bariátrica

Metodologia de Desenvolvimento do curso

Aulas virtuais

As aulas foram filmadas em blocos de 15 minutos e os textos correspondentes estão em formato “PDF”. No final de cada aula, haverá um teste de múltipla escolha com 10 questões que permitirá a auto avaliação do aprendizado.

As aulas serão liberadas semanalmente e ficarão disponíveis até o fim do curso no Sistema Moodle do Stoa/USP.

Avaliação

A avaliação final será presencial e realizada no Departamento de Fisiologia e Biofísica, ICB/USP.
Haverá dois dias distintos para realização dessa prova final (21 ou 28/10/17)

Critérios de certificação

85% frequência (contada por acesso às aulas e realização de testes online) + Média aritmética dos testes de múltipla escolha ao final das aulas (Nota 1) e prova presencial (Nota 2).

INSCRIÇÕES ENCERRADAS

fisioead@icb.usp.br