Curso de Inverno – 2016 – EaD

O propósito do curso é proporcionar aos professores do ensino médio conhecimentos atualizados sobre o metabolismo de humanos no geral e calórico em particular.

O curso deverá equipar o professor de ensino médio com o conhecimento científico que lhe permitirá responder com fundamento às questões propostas pelo jovem, e influenciá-lo, através do conhecimento, na orientação dos seus hábitos alimentares.

O curso será ministrado a distância e estará sediado no Departamento de Fisiologia e Biofísica do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo.

Ensino a Distância

A tecnologia deverá permitir que um número maior de inscritos possa se beneficiar do conhecimento que constitui o conteúdo do curso.

Vasto material informativo estará acessível. Textos com as informações, filmes das aulas, atividades tutoriais em que os proponentes estarão à disposição dos alunos, para a solução de dúvidas, e atividades que permitirão a verificação, pelo aluno, do aprendizado.

Conteúdo do Curso
Aula 1
Balanço Energético aplicado ao estudo do metabolismo
Aula 2
Digestão e absorção: distribuição periférica (carboidrato/lipídeos/proteína)
Aula 3
Glicogênio, Triglicerídeos, Proteínas, Vias glicolítica, gliconeogênense, cetogênese, desaminação
Aula 4
Jejum, Alimentado, Exercício, Restrição calórica, Suplementação
Aula 5
Doenças metabólicas: Diabetes Mellitus , Obesidade (inflamação), Colesterol (bom/ruim)
Aula 6
Microbiota e metabolismo, Epigenética: genótipo x fenótipo, Dietas, Cirurgia bariátrica

Metodologia de Desenvolvimento do curso

As aulas serão filmadas, em blocos de 12 a 15 minutos, e os textos conterão os conteúdos do curso disponível em portable document file (PDF). No final de cada aula, haverá um teste de múltipla escolha com 10 questões que permitirá a auto avaliação do aprendizado.

As aulas serão liberadas semanalmente e ficarão disponíveis até o fim do curso no Sistema Moodle do Stoa/USP.

Ao fim de cada semana, sexta-feira, haverá discussão on-line com os ministrantes (chat e fórum). Também, haverá um e-mail específico do curso para sanar dúvidas.
Avaliação

A avaliação final será presencial e realizada no Departamento de Fisiologia e Biofísica, ICB/USP, com oportunidade de conhecer os laboratórios.

Critérios de certificação

85% frequência (contada por acesso às aulas e realização de testes online) + Média aritmética dos testes de múltipla escolha ao final das aulas (Nota 1) e prova presencial (Nota 2).

Inscrição e Seleção
Inscrição e seleção dos participantes

Período de inscrições: 05/05/2016 a 31/05/2016
Envio de e-mail para os selecionados: 03/06/2016
Inscrições: preencher a “Ficha de Inscrição” e enviar para o e-mail: fisioead@icb.usp.br
Período letivo: 3/10/2016 a 7/11/2016

Público alvo:

Professores de Biologia, Ciências e Educação Física da Rede Pública e Privada do Estado e Município de São Paulo.
Enviar currículo e deve estar na ativa.
Prioridade: Ensino público
Sobrando vaga: Alunos de licenciatura.
Vagas oferecidas: 200 vagas

Márcio Villar Martins

Instituto de Ciências Biomédicas, USP

Público Alvo
Professores de Biologia, Ciências e Educação Física da Rede Pública do Estado e Município de São Paulo.

Organização do curso

Carga horária total: 40h

Sistemática de desenvolvimento de atividades a distância e presenciais:
Avaliação final presencial: Data a ser divulgada
Demais aulas virtuais.

Distribuição da carga horária por tipo de atividade: 6h/módulo